quinta-feira, 6 de julho de 2017

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE MAIS UM NÚMERO DA REVISTA AL- ‘ULYÀ

Realiza-se este sábado, 8 de julho, pelas 17h00, no Arquivo Municipal de Loulé, a apresentação pública do Nº17 da Revista Al- ‘Ulyà.

O presente número da revista é dedicado a uma Tese de Mestrado que tem como objeto de estudo dois palacetes pertencentes à aristocracia louletana; o Gama Lobo e o de Azevedo e Silva, que foram construídos na segunda metade e finais do século XVIII.

A tese é de autoria da Arquiteta Suzinda Neves, que teve como orientador o Prof. Doutor José Horta Correia.

Refira-se que a Revista Al- ‘Ulyà é uma publicação de investigação científica interdisciplinar de divulgação cultural da propriedade da Câmara Municipal de Loulé, produzida e editada pelo então Arquivo Histórico Municipal, em 1992. Concebida para um segmento de público especializado, tem a particularidade de atrair também leitores com o interesse comum pelo estudo e conhecimento das Ciências Sociais, das Humanidades e do Património Histórico-Cultural.

Nas últimas duas décadas, a Al- ‘Ulyà permitiu o registo e a difusão sistemática e rigorosa das pesquisas no âmbito da arqueologia, da história local, do património arquitetónico, etnográfico e cultural, alterando positivamente e por completo a forma de encarar as questões do património histórico-cultural que, por mérito próprio, passaram a ocupar um lugar estratégico no desenvolvimento do município.


Recentemente a revista foi disponibilizada na Web como resposta adequada às exigências dos investigadores e do público em geral, mas também, por forma a ampliar a afirmação dos valores da identidade louletana. Neste momento é também possível aceder aos artigos das edições da Revista que se encontram esgotadas, disponibilizadas aos interessados mediante o preenchimento online de um formulário.