terça-feira, 9 de maio de 2017

LEONOR FERNANDES APRESENTA “IDADE MODERNA – DESCONCERTO DO MUNDO” NA BIBLIOTECA DE LOULÉ


No âmbito da rubrica “Livros Abertos”, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe, na próxima terça-feira, 9 de maio, pelas 21h30, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, a apresentação do livro “Idade Moderna – Desconcerto do Mundo”, de Leonor Fernandes.

A obra retrata a Idade Moderna, que oficialmente decorreu entre 1453 (tomada de Constantinopla) e 1789 (Revolução Francesa). Foram trezentos anos marcados pelo triunfo da razão (Descartes), pelo sistema heliocêntrico de Galileu, pelos Descobrimentos portugueses e pelas hecatombes de peste negra e queima das bruxas. O tempo da grande angústia humana, vivida entre a miséria hedionda e a mais sumptuosa riqueza. Três séculos marcados pela apoteose cristã, mas também pelo recuo gradual da Igreja Católica. Acima de tudo foi o tempo de o ser humano procurar a sua razão de “Ser”.

Leonor Maria da Fonseca Fernandes Taborda nasceu a 17 de maio de 1963, em Grândola. À semelhança de um Fernão Mendes Pinto, quis deixar a terra onde nasceu, porque depois dela existia Lisboa, além de um mundo para ser descoberto. Trabalhou durante muitos anos numa agência de publicidade em Lisboa, o que lhe permitiu contactos internacionais. De certa forma encontrou o mundo, ainda que lhe falte, como ela diz, “ir à Terra do Fogo, à América profunda e à Rússia selvagem”. Deixou a publicidade devido a um problema de saúde. Também deixou Lisboa, rumou ao Algarve, onde ainda reside. Entrada livre Envio, em anexo, a imagem da capa do livro.