segunda-feira, 8 de maio de 2017

IDÁLIO REVEZ APRESENTA REVISTA “PROMONTORIA MONOGRÁFICA HISTÓRIA DO ALGARVE 3” EM LOULÉ


A 17 de maio, pelas 18h30, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe a apresentação da Revista “Promontoria Monográfica História do Algarve 3 – Apontamentos para a História das Culturas de Escrita: da Idade do Ferro à Era Digital”, por Idálio Revez.

A “Promontoria Monográfica História do Algarve” é uma iniciativa editorial da FCHS da Universidade do Algarve, tendo acabado de sair a público o número 3 desta série. É dedicado ao tema “História das Culturas de Escrita: da Idade do Ferro à Era Digital”.

Com este número, pretende-se contribuir para a reflexão em torno da evolução das diferentes formas gráficas, enquadradas pelos seus contextos históricos e sociológicos de produção, circulação e uso, numa perspetiva capaz de conciliar tanto as especificidades quanto as continuidades entre as várias expressões e funções da escrita. “Apontamentos para a História das Culturas de Escrita: da Idade do Ferro à Era Digital” é dedicado à memória do Bispo do Algarve D. Francisco Gomes do Avelar (1789-1816), como tributo ao patrocínio que prestou à expansão social da escrita impressa na região, e inicia as celebrações dos 530 anos de livro impresso em Portugal: Pentateuco, 1487-2017.

Esta iniciativa tem entrada livre.