sexta-feira, 7 de abril de 2017

Crianças e Jovens de Portimão com propostas para os tempos livres das Férias da Páscoa

Adicionalmente, autarquia decidiu manter cantinas abertas para alunos do pré-escolar e beneficiários da ação social escolar

Com o início da interrupção escolar da Páscoa, que este ano vai de 5 a 18 de Abril, a Câmara Municipal de Portimão decidiu dinamizar iniciativas de ocupação dos tempos livres para as crianças e jovens do município. Estas atividades serão muito diversificadas na sua natureza pelo que terão lugar em diferentes espaços do município, nomeadamente a Quinta Pedagógica, o Complexo Desportivo de Alvor e o Museu de Portimão.

A autarquia de Portimão decidiu, ainda, que 10 refeitórios escolares permanecerão abertos durante o período das férias da Páscoa. Esta medida tem como objetivo servir os alunos do pré-escolar (uma vez que estes não têm interrupção do período escolar) e, também, ajudar os alunos beneficiários da ação social escolar os quais dependem destas refeições durante o período de aulas.


Na Quinta Pedagógica as iniciativas privilegiam o contacto com a natureza e são direcionadas para crianças dos 6 aos 10 anos. De 5 a 18 de abril, as férias dividem-se em dois turnos, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. As inscrições tem o valor de 20 euros por turno ou 40 euros o dia completo e podem ser feitas para o número 282 480 730 ou para o endereço de correio eletrónico quinta.pedagogica@cm-portimao.pt.
Durante a hora de almoço os participantes podem permanecer na Quinta Pedagógica se levarem a sua refeição.

Este ano, pela primeira vez, realizam-se férias desportivas durante a interrupção letiva da Páscoa. As atividades, que também decorrerão de 5 a 18 de abril, de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 18h00, serão dinamizadas no Complexo Desportivo de Alvor. O programa pensado para jovens dos 12 aos 15 anos contempla um conjunto diversificado de atividades, desde andebol, natação, ténis, futsal, e basquetebol, entre outras, e o período de inscrições decorrerá de 27 de março a 4 de abril. O valor por turno varia entre 30 e 45 euros em função do escalão e frequência de irmãos.

No Museu de Portimão, a Oficina Educativa propõe uma viagem criativa durante 5 dias, pensada para crianças dos 7 aos 12 anos, com 5 atividades diferentes alusivas à exposição de referência do museu – “Portimão: Território e Identidade”. Todos os dias as crianças são estimuladas a criar peças que contam algo relacionado com a história da indústria conserveira e do território onde vivem. A iniciativa decorrerá de 6 a 12 de abril, na parte da manhã, entre as 9h30 e as 12h00, e à tarde, das 13h30 às 17h00. A inscrição custa 20 euros e podem ser solicitadas mais informações através do 282 405 235 / 230 e oficinaeducativa@cm-portimao.pt.


Espera-se que quase 100 jovens e crianças estarão envolvidos nestas atividades durante o período das férias da Páscoa. Até ao momento, o Complexo Desportivo de Alvor conta com 50 jovens inscritos, aos quais se somam 25 no Museu de Portimão e 22 crianças na Quinta Pedagógica.