terça-feira, 11 de abril de 2017

“As Criadas” de Jean Genet vão estar no palco do Teatro Lethes em Faro


“Inspirado no crime perpetrado pelas irmãs Papin”


 “As Criadas” de Jean Genet vão estar no palco do Teatro Lethes em Faro, sábado, 15 de Abril às 21h30.


Genet escreveu As criadas em 1947, enquanto cumpria pena na prisão. Com base no crime perpetrado pelas irmãs Papin alguns anos antes, através do qual estas puseram fim à vida da patroa. Aos olhos de Claire e de Solange, as duas serviçais imaginadas pelo autor francês, a senhora para quem trabalham é a representação de um universo que lhes estará para sempre vedado. Na sua ausência, fecham-se no quarto principal e fingem ser a figura que amam e odeiam, cobrindo-se de jóias, vestindo as roupas mais sofisticadas, imitando todas as suas poses e maneirismos. Entretanto, sonham com a sua morte, porventura a única forma de alcançarem a liberdade.

Jean Genet (1910-1986) foi um dramaturgo, poeta e romancista francês. Começou a escrever em 1942, depois de uma vida dedicada ao crime e à prostituição. As suas obras, entre as quais se destacam as peças A varanda (1956), Os negros (1959) e Os biombos (1961), aproximam-no do Existencialismo e do Teatro do Absurdo.

Rui Madeira (n. 1955) é actor, encenador e director artístico da Companhia de Teatro de Braga. Em 1980 foi um dos fundadores da CENA, o grupo que, em 1984, daria origem à companhia que hoje dirige. Foi administrador do Theatro Circo de Braga e integrou a organização do 1.º FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica).
Público: M/14
Duração: 105 min
Bilhetes: 10 (<30;>65 – 7,50)

Sobre a Companhia de Teatro De Braga                               
Ficha Técnica
AUTOR: Jean Genet · TRADUÇÃO: Eduardo Tolentino e Rui Madeira  DRAMATURGIA/ENCENAÇÃO: Rui Madeira · CENOGRAFIA: Acácio De Carvalho · FIGURINOS: Manuela Bronze · DESENHO DE LUZ Nilton Teixeira · ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO: Eduarda Filipa · INTERPRETAÇÃO: Sílvia Brito, Solange Sá, Mariana Reis · CO-PRODUÇÃO: Companhia De Teatro De Braga | Seiva Trupe · PROMOTOR: ACTA

A CTB – Companhia de Teatro de Braga é uma estrutura profissional de produção teatral. Fundada em 1980 no Porto e radicada em Braga desde 1984, no âmbito de um projecto artístico e de um protocolo estabelecido com a Autarquia de Braga.