quarta-feira, 8 de março de 2017

RoadShow de Empreendedorismo e Inovação- Autarquia Inova passa por Portimão e marca presença na Start Work


O Município de Portimão que, neste momento se prepara para abrir as portas da 2ª edição da Start Work-Mostra de Educação, Formação Profissional, Empreendedorismo e Emprego, irá acolher no dia 10 de março, também no Portimão Arena o RoadShow de Empreendedorismo e Inovação - Autarquia Inova promovido pelo CRIA- Universidade do Algarve.
Este Roadshow procura por um lado estimular ideias e projetos, apoiando e direcionando potenciais empreendedores para a concretização dos seus projetos empresariais e, por outro lado, identificar e apoiar empresas já constituídas que tenham ou procurem desenvolver uma componente inovadora na oferta dos seus produtos ou serviços, eventualmente em colaboração com a Universidade.
O programa do Autarquia Inova irá marcar o programa da Start Work no dia 10 de março e divide-se em duas sessões, uma dedicada ao Empreendedorismo que terá lugar da parte da manhã na Sala Alcalar, a partir das 9h45, altura em que Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão e Hugo Barros da Universidade do Algarve, darão início aos trabalhos e, uma outra sessão sobre Inovação Empresarial mais vocacionada para empresários que irá decorrer à tarde.

 
Durante a manhã, potenciais empreendedores irão poder ficar a conhecer um pouco mais sobre as principais etapas na criação de um negócio; o Município no apoio ao empreendedor, nomeadamente a dinamização da Beta Talk Portimão que todos os meses é ponto de encontro para gente empreendedora e dá a conhecer percursos de vida inspiradores bem como a existência do “Espaço Raiz” onde a Associação Teia d’Impulsos está disponível para ajudar atuais e futuros empreendedores a desenvolver a suas iniciativas e a criarem valor acrescentado para a sociedade. 

Haverá também lugar para a apresentação dos sistemas de incentivos disponibilizados pelo IEFP à criação de empresas e para conhecer testemunhos de empreendedorismo na primeira pessoa com Maurício Namora da Mirabilis e Vasco Chaveca, da Allgav Tuk Tuk. 

Maurício Namora irá partilhar a sua experiência com a Mirabilis- Aquacultura Sustentável, Lda, uma empresa spin-off da Universidade do Algarve, cuja atividade principal é a produção de semente de ostra portuguesa e o lançamento da marca Angulata.

Vasco Chaveca, fundou em 2013 a Allgav Tuk Tuk, trazendo para o Algarve estes veículos elétricos e uma nova forma de promover o turismo- divertida e não poluente, com circuitos turísticos urbanos que permitem dar a conhecer outras perspetivas da região. Sediada em Portimão, opera em Silves, Lagos e Monchique e neste momento está em fase de expansão. Em 2016 foi premiada pela revista inglesa “Luxury Travel Guide” como melhor operador turístico do Algarve nos “Global Awards 2016”.
A sessão da tarde sobre Inovação Empresarial terá início às 14h00, na Sala Praia da Rocha e passará pela apresentação de apoios financeiros à inovação empresarial, nomeadamente o CRESC 2020, MAR2020, PDR2020 e Valorizar, bem como o papel da Universidade do Algarve enquanto parceiro de projetos de inovação empresarial.

Dar a conhecer boas práticas e testemunhos de empresas algarvias que desenvolvem projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico e de inovação é um dos objetivos desta sessão que contará com a presença de Rui Brás, da Inesting e Paulo Fernandes da Moonshapes.
A Inesting desenvolve soluções de marketing inovadoras utilizando as novas tecnologias de informação. Esta é a missão que esteve na origem da fundação da empresa há mais de 10 anos atrás. Desde então, a Inesting coloca em prática o conceito de marketing tecnológico: fusão de know-how tecnológico com know-how de marketing.
A Moonshapes é uma jovem empresa a desenvolver software no Algarve. Com a maioria dos seus clientes em Portugal e Espanha estão particularmente vocacionados para o mercado imobiliário através do seu produto Proppy 360 (www.proppy.pt).
Criatividade e inovação são as principais características desta equipa, que atua em diversas áreas de negócio.

A participação no Autarquia Inova é gratuita com inscrições através do https://tinyurl.com/autarquiainovaportimao

Este evento é organizado em colaboração com o NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e o IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, e é financiado pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, através dos projetos CRIA START + Projeto de Fomento e Apoio ao Empreendedorismo e à Criação de Novas Empresas Inovadoras e TT 2.0. - Projeto de Aceleração dos Processos de Transferência de Tecnologia e Conhecimento para o Mercado.