quarta-feira, 8 de março de 2017

PALESTRA, EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO, OFICINAS E POESIA SÃO PROPOSTAS DA CASA-MUSEU JOÃO DE DEUS NO MÊS DE MARÇO



Em mês de aniversário de João de Deus, a Casa-Museu João de Deus (CMJD), em SB Messines irá dinamizar um vasto leque de iniciativas culturais em torno do poeta e pedagogo. Oficinas, uma exposição, o habitual ciclo de memórias, poesia e uma palestra dedicada à educação são algumas das propostas deste espaço.

Assim, e dirigida aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, decorrerá até dia 28 de abril, a oficina educativa “Folhas Soltas”. Durante o mesmo período a CMJD acolhe a exposição de ilustração, com o mesmo nome, de Sara Navarro e dos alunos do 1.º ciclo do EB de SB Messines.

 “O Poeta das letras” é o nome da oficina de escrita criativa dirigida aos alunos do 2.º e 3.º ciclo, dinamizada até dia 20 de março, e que irá fornecer as ferramentas necessárias para desbloquear a criatividade da escrita nas suas mais diversas vertentes.

Dia 11 de março, pelas 15h30, o prof. Rui Penha, da Universidade do Algarve, irá falar sobre como “Sobreviver à escola, da pedagogia à educação”, numa palestra que terá lugar na Casa-Museu. Nesta iniciativa o orador irá demonstrar “porque é que todos os alunos apesar de serem eminentemente inteligentes ao dominarem o que é de mais complexo que é uma língua, são repetidamente, por vezes de forma subtil, alvo da mensagem que até podem ser algo ou mesmo bastante incompetentes”. Para além de exemplos da matemática e outros irão, também, acordar-se, do ponto de vista pedagógico, dois tópicos: o facto de a palavra não ser a coisa; e o confronto com a interrogação “qual o verdadeiro oposto de sentimentos de inferioridade?”.
Prosseguindo no âmbito do tema educação, também o Polo de Educação do Longo da Vida de Armação de Pêra irá receber mais uma ação do ciclo de memórias “Cartilha Maternal, Conversas à Solta”, no dia 14 de março. A iniciativa tem início pelas 14h30, e visa abordar, num tom informal, o método da cartilha maternal de João de Deus.

Integrando a programação do mês de março, o estabelecimento prisional de Silves irá receber a 15 de março a atividade Conversa com letras – passionário agenda poética – o projeto, a leitura e a poesia por Manuel Neto dos Santos.

Já dia 18 de março “Há poesia no Penedo”, com um passeio pedestre literário, pelas 15h30. A iniciativa tem como local de concentração a Casa-Museu João de Deus e requer inscrição prévia até dia 12 de março.

A programação deste mês termina com o mercado do livro e da poesia, com mais uma sessão do “Poesia n’a Praça”, na feira de antiguidades de S. Marcos da Serra, no dia 25 de março, entre as 9h00 e as 12h30.
O telefone 282 440 892 e o email casamuseu.joaodeus@cm-silves.pt são os contactos da CMJD disponíveis para o fornecimento de informações adicionais sobre as iniciativas.