sexta-feira, 17 de março de 2017

ALGARVE APRESENTA NA BTL OFERTA TURÍSTICA ÚNICA NO PAÍS


O Algarve, principal destino turístico nacional, está presente na maior feira de turismo do país - a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) -, de 15 a 19 de março na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, para apresentar as suas novidades e projetos delineados para 2017. O stand Algarve conta com a presença de todos os municípios da região e com um programa repleto de animação que dá a conhecer de forma original os encantos da região, desde a sua beleza natural e o seu património cultural até à gastronomia e vinhos e à oferta de turismo desportivo.

A Região de Turismo do Algarve (RTA) apresenta o «algarve 360º», uma verdadeira experiência imersiva no Algarve, em que o público descobre a diversidade da oferta turística e a beleza paisagística da região através de sete vídeos de realidade virtual. Disponíveis no Youtube e no Facebook, cada vídeo retrata um atrativo da região: Sol e Mar, Golfe, turismo ativo, touring, gastronomia e vinhos, turismo náutico e outro vídeo genérico.


A nova aplicação para dispositivos móveis da RTA - Roteiro Cultural Algarve, que convida a descobrir o património cultural da região, será pela primeira vez apresentada na feira de turismo. De navegação intuitiva, esta app permite fazer pesquisas por tipo (museu, monumento, igreja, sítios arqueológicos, etc.) ou filtrar a informação por localidade. A aplicação é gratuita e está disponível em português, inglês e espanhol, no Google Play e na App Store.

A região, que pretende posicionar-se internacionalmente como destino de referência de ciclismo e caminhadas, destaca durante os cinco dias da feira o programa Cycling & Walking Algarve e realça a produção de conteúdos promocionais, nomeadamente do “Guia de percursos de ciclismo de estrada” que está prestes a ser publicado; e uma ação de capacitação destinadas às unidades de alojamento que pretendem assumir-se como «bicycle friendly» e «walking friendly».

Relativamente à Algarve Nature Week, esperam-se nesta terceira edição ainda mais visitantes e empresas participantes do que nas anteriores. De 05 a 14 de maio, serão centenas as propostas de atividade ao ar livre - caminhadas, passeios de barco, bicicleta, cavalo ou burro, asa-delta, canoagem, surf, mergulho, observação de aves e de cetáceos, entre muitas outras – a preços convidativos.

Outro tema em destaque na BTL diz respeito ao «365 Algarve», um programa cultural diversificado que pretende melhorar a experiência turística e a atratividade do Algarve durante todo o ano, valorizando a identidade cultural regional. Os resultados têm sido muito positivos, somando já 34.347 espectadores até ao final de fevereiro deste ano. As inscrições para a segunda fase do programa, que decorrerá de outubro de 2017 a maio de 2018, já estão abertas.

A RTA revela ainda que irá muito em breve divulgar o estudo «Perfil do Turista que visita o Algarve», elaborado pela Universidade do Algarve. A partir de 4.205 inquiridos, o estudo define o perfil do turista tradicional e residencial que visita o destino e qual o nível de satisfação, entre outros dados relevantes que irão permitir adequar a oferta e a estratégia promocional.

«2016 foi o melhor ano para o turismo do Algarve, com a região a registar 18,1 milhões de dormidas, um aumento de 9 por cento face ao ano anterior. Em 2017, o desafio será manter a sustentabilidade do destino, e isso passará pelo envolvimento de todos os agentes da região e pelo desenvolvimento de iniciativas cada vez mais arrojadas e inovadoras. A BTL revela-se sempre o palco ideal para apresentar os novos projetos junto do público e dos profissionais do sector» explica Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve,

O stand Algarve, com cerca de 600 m2, situa-se no Pavilhão 1 da FIL e conta com a presença dos 16 municípios algarvios e de 16 unidades hoteleiras e agentes turísticos da região. Cada município tem a sua própria programação que passa por degustações de produtos regionais, provas de vinhos a apresentações de novas iniciativas. No Pavilhão 4 da FIL, a gastronomia algarvia é representada pela Tasca Algarvia que serve diariamente várias especialidades da região.