segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

SEMINÁRIO “OBESIDADE E OS NOVOS DESAFIOS DA ATIVIDADE FÍSICA” NO ARRANQUE DA “QUINZENA VITAL CITIES”



No âmbito do projeto europeu que Loulé lidera, “Vital Cities – Make You Active”, tem lugar esta sexta-feira, 3 de março, no Cine-Teatro Loueltano, o Seminário “Obesidade e os novos desafios da atividade física”.

Nas sociedades atuais emerge a problemática da obesidade, flagelo que tem vindo a agudizar-se nas sociedades de consumo, que importa compreender e combater face a novas informações e conhecimentos, hoje em dia ao dispor de todos nós, nos vários domínios científicos que se dedicam a compreender este fenómeno e as suas implicações.


Nesse sentido, têm vindo a intensificar-se as ações de vários agentes no sentido de incrementar a prática de atividade física, de forma planeada e otimizada, potenciando os seus benefícios e implicações para o bem-estar da população no seu geral, melhorando as suas experiências desportivas e a qualidade de vida.

Desta forma, importa compreender e atualizar conhecimentos, nomeadamente as implicações psicológicas, medidas estratégicas de cariz político, bem como perspetivas e visão ao nível das práticas de urbanismo atuais e futuras, visando o incremento de atividade física nas sociedades contemporâneas.

Este Seminário irá abordar, assim, os seguintes temas: a evolução do conceito da obesidade como doença; a obesidade e a prescrição médica de exercício saudável; a cidade como indutor de exercício físico; que exercício e que alimentação para uma boa gestão do peso; qual a fórmula de sucesso para combater a obesidade no século XXI; benefícios e obstáculos de cariz psicológico face à adesão à atividade física e suas implicações.

As inscrições são gratuitas para os parceiros locais do projeto “Vital Cities – Make you active”, estudantes e funcionários da Autarquia. Todos os interessados devem enviar um email para tiago.guadalupe@cm-loule.pt

O Seminário é creditado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), sendo atribuídos aos formandos 1.2 unidades de crédito na componente geral, relativo ao título profissional de técnico/a de exercício físico.

Programa
9h00 – Sessão de abertura
9h45 – Apresentação do 1º Painel
9h50 – A evolução do conceito da obesidade como doença
Carlos Oliveira | Presidente da Associação de doentes obesos e ex-obesos de Portugal
10h20 – A obesidade e a prescrição médica de exercício saudável
            Eliezer Cerdas | Médico do Serviço de Medicina Desportiva do Hospital de Loulé
10h50 – Coffee-Break
11h20 – A cidade como indutor de exercício físico
Teresa Heitor | Docente e Investigadora do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura do Instituto Superior Técnico
11h50 – Debate do 1º Painel
12h30 – Almoço
14h30 – Apresentação do 2º Painel
14h35 – Que exercício e que alimentação para uma boa gestão do peso
Teresa Branco | Fisiologista na Gestão do Peso e Diretora do Instituto Profª. Teresa Branco
15h05 – Qual a fórmula de sucesso para combater a Obesidade no século XXI?
            Rui Barros | Treinador de Fitness
15h35 - Coffee- Break
16h05 – Benefícios e obstáculos de cariz Psicológico face à adesão à atividade física e suas implicações
António Palmeira | Docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Faculdade de Educação Física, Desporto e Lazer
16h35 – Debate do 2º Painel
17h10 – Sessão de Encerramento