sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

EXPOSIÇÃO DO ESPÓLIO DE FATOS DO CARNAVAL DE LOULÉ NAS MONTRAS DO COMÉRCIO TRADICIONAL



As montras das lojas do comércio tradicional da Praça da República, em Loulé, vão receber, de 11 a 28 de fevereiro, a Exposição de Fatos de Carnaval “O Tesouro Escondido”.

Trata-se de uma exposição, com curadoria de Sónia Mendes, que nasceu da necessidade emergente de dar a conhecer o espólio de fatos e adereços de Carnaval produzidos ao longo dos anos pelo Município de Loulé, através das mãos de primorosas costureiras, que têm contribuído também para a beleza e criatividade deste corso.

É no Atelier de Costura, situado na cave de um edifício (como tantos outros) bem no centro da cidade, que vivem todos estes fatos que, outrora, vestiram príncipes e princesas, palhaços e bruxas, animais e personagens de histórias de embalar neste Carnaval.

Em parceria com o comércio local, parte deste tesouro irá estar exposto nas montras das lojas, possibilitando que todos os louletanos e quem visita a cidade possa apreciar estes modelos que, ao longo dos anos, desfilaram no mais antigo corso do País.

Para os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé, entidade organizadora deste evento, esta iniciativa tem em vista a valorização de um património concelhio fundamental para a história desta importante manifestação cultural com mais de um século de existência.