terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

CONCURSO ELEGE MELHOR BARMAN DO ALGARVE E MELHOR COCKTAIL



O Concurso Regional de Cocktails do Algarve terá lugar durante a 1ª Mostra “Silves Capital da Laranja”. Ao longo do dia 18 de fevereiro será escolhido o melhor barman do Algarve, que representará a região no concurso nacional, que este ano decorrerá na Madeira. O evento é organizado pela Associação de Barmen do Algarve e conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves, podendo concorrer todos os profissionais da região.


O concurso iniciar-se-á às 10h00, com a realização de dois workshops: “Novas tendências do Bar” (usando laranja), que terá como formador Luca Ciapponi e “Águas de Castelo” (durante o qual se dará particular enfoque ao uso com citrinos), com o formador Nuno Colaço.

Pelas 14h30 recomeçarão as provas, podendo o público presente no “Silves Capital da Laranja” assistir à criação dos mais variados cocktails no palco secundário do evento. Os participantes apresentarão as suas provas em duas modalidades: Clássica - sparkling (na qual os concorrentes terão obrigatoriamente de usar um espumante nas suas criações) e flairtanding (em que os profissionais manipulam vários utensílios, como shakers e outos, de modo a atrair a atenção dos clientes, quase que executando movimentos de dança ou ginástica; neste caso, os concorrentes poderão escolher a técnica com que se sentirem mais à vontade).

As provas terminarão às 19h00 e a entrega dos Prémios Silves Capital da Laranja a todos os participantes terá lugar às 20h30, com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma.

«Esta é mais uma forma de promovermos a nossa laranja, pois todos estes profissionais da hotelaria e restauração trabalharão com ela e serão embaixadores da sua qualidade junto dos seus clientes e de outros colegas, nomeadamente em concursos externos», salienta a edil silvense e deixa um desafio aos participantes: «Gostaria muito de poder provar um cocktail que se chamasse “Silves Capital da Laranja”, um cocktail que mostrasse inequivocamente o perfume e a doçura da laranja que aqui se produz».
Esta prova permitirá apurar o campeão regional nas duas vertentes de bar, bem como os oito barmens em cada categoria que estarão presentes no Estoril para lutar pelo título nacional e, caso ganhem, poderão vir a representar Portugal na Dinamarca, país onde decorrerá o Campeonato do Mundo.