segunda-feira, 12 de setembro de 2016

“CONVERSAS À QUINTA” COM JOANA CARVALHO NO CINE-TEATRO LOULETANO



No próximo dia 15 de setembro, pelas 21h00, o Cine-Teatro Louletano retoma a sua rubrica regular “Conversas à Quinta”, convidando a arquiteta Joana Carvalho a vir falar sobre os projetos de envolvimento comunitário em torno da arte contemporânea DINAMO 10 e INAUGURO, atualmente em curso em Viana do Castelo, numa reflexão sobre estas práticas e processos criativos que questionam e dialogam com a cidade.
                      
DINAMO 10 é um espaço de partilha onde o trabalho e a arte se fundem para inspirar todos os que diariamente o habitam, ou os que o visitam pontualmente. Trata-se de um open-space, que se baseia no conceito de “colaboração”, tornando o quotidiano dos seus residentes mais agradável, incentivando a partilha de conhecimentos e ideias e o networking com a comunidade local. Em torno do DINAMO 10 gira uma comunidade viva e ativa que gera uma “corrente contínua” que alimenta todos em seu redor.

A Galeria do DINAMO 10 acolhe periodicamente artistas e autores nacionais ou internacionais, contribuindo para a divulgação da arte contemporânea em Viana do Castelo. As exposições do DINAMO 10 integram o INAUGURO, que consiste em apresentações simultâneas de projetos artísticos em diversos espaços da cidade. O INAUGURO nasce em abril de 2011 pela vontade de um grupo de novos espaços artístico-culturais e tem como objetivo dinamizar a cidade e promover pontos de contacto com propostas artísticas contemporâneas.

Todos os espaços que integram o INAUGURO apresentam ao público, simultaneamente, uma nova exposição ou evento a cada 6 semanas, garantindo assim uma cadência de novos acontecimentos e permitindo aos novos criadores, das mais diversas áreas, encontrarem na cidade de Viana do Castelo um lugar dinâmico e acolhedor para a apresentação dos seus trabalhos.

Joana Carvalho nasceu em 1980, é vianense, arquiteta e gestora da comunidade que gira em torno do DINAMO 10. Um estágio de admissão à Ordem dos Arquitetos no gabinete RCR Arquitectes levou-a até Olot, por 2 anos. Depois desta experiência na Catalunha profunda, foi até Barcelona, onde trabalhou em arquitetura, numa loja de uma estilista catalã e frequentou um Mestrado em Arquitetura Efémera na Universitat Politècnica de Catalunya. Aqui, conheceu o Carlos, com quem partilha o gabinete de arquitetura luso-colombiano Feedback-Studio Arquitetos desde 2006 e o DINAMO 10 desde 2011.

A sessão tem a duração aproximada de 90 minutos, com entrada livre, e dirige-se ao público em geral.

Para mais informações os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook ou o seu website http://cineteatro.cm-loule.pt, em permanente atualização.