quarta-feira, 4 de maio de 2016

GONÇALO PESCADA E IAN MIKIRTUMOV REVISITAM OBRA DE ENNIO MORRICONE EM LOULÉ




O Cine-Teatro Louletano apresenta na próxima sexta-feira, dia 6 de maio, pelas 21h30, um concerto com os conceituados músicos Gonçalo Pescada e Ian Mikirtumov, que revisitam o vasto repertório do reconhecido maestro e compositor Ennio Morricone.


Morricone, nascido em 1928, é responsável pela composição e arranjo de bandas sonoras para numerosos filmes e programas de televisão. Os temas contrastantes serão apresentados num formato também contrastante e invulgar ao acordeão, bandonéon e accordina por Gonçalo Pescada, e ao piano por Ian Mikirtumov.

Do programa do concerto constam temas retirados dos filmes O Regresso do Espião, Lenda de 1900, O amor da minha vida, Era uma vez na América, Aconteceu no Oeste, O Profissional, A Missão, entre outros, ou de séries como O Polvo.

Gonçalo Pescada iniciou os estudos musicais no Algarve e continuou a sua formação em Lisboa (Instituto Musical Vitorino Matono), Castelo Branco (Escola Superior de Artes Aplicadas) e França (Centre National et International de Musique et Accordéon), sendo o primeiro algarvio doutorado em Acordeão. Entre outros, obteve o 1.º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão (Alcobaça, 1995) e o 1.º Prémio no Concurso Internacional “Citá di Montese” (Itália, 2004). Com o 1.º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (Portugal, 2006), Gonçalo Pescada viu a sua carreira tomar um rumo internacional, realizando recitais em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Bulgária.

Ian Mikirtumov é natural de Moscovo (Rússia) e iniciou a sua formação profissional aos 5 anos de idade no colégio coral para rapazes “A. Sveshnikov” em Moscovo, onde estudou 11 anos e obteve diploma com distinção na especialidade de Direção Coral. Em 1997 finalizou com distinção o curso de Regência Coral na Academia Superior de Arte Coral em Moscovo na classe do prof. Viktor Popov (Direcção), Mikhail Arkadiev (Piano) e Tatiana Loshmakova (Canto). Entre setembro de 1997 e janeiro de 1998, especializa-se em Composição no Conservatório Superior de P. I. Tchaikovsky em Moscovo na classe do prof. Roman Ledenev. Desde 1999 reside em Portugal onde começou a sua carreira como professor, lecionando em vários conservatórios do país disciplinas como Coro, Canto, Formação Musical, Música de Câmara, Piano e Acompanhamento. Colabora regularmente com diversas entidades no panorama musical português como a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra do Algarve, Eboræ Mvsica, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, o Concurso de Interpretação do Estoril, a Antena 2, entre outras. Os seus arranjos musicais para a orquestra foram tocados pelo acordeonista Gonçalo Pescada nos diversos concertos que este realizou em Portugal e Espanha.

O espetáculo tem a duração de 70 minutos, destina-se a maiores de 6 anos e os bilhetes têm um custo associado por pessoa de 7 euros, passando para 5 euros no caso de maiores de 65 e menores de 30 anos no âmbito da política de descontos iniciada pelo Cine-Teatro em 2016.

O Cine-Teatro Louletano também já dispõe, desde abril deste ano, de um Cartão de Amigo que, mediante o pagamento de uma anuidade de 9 euros, confere um desconto de 40% no acesso aos espetáculos que integram a sua programação regular, nos quais se inclui igualmente este concerto com Gonçalo Pescada e Ian Mikirtumov.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289414604 (terça a sexta das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook ou o seu website cineteatro.cm-loule.pt, em permanente atualização, onde também existe a possibilidade de compra on-line de ingressos através da plataforma BOL (www.bol.pt).