segunda-feira, 11 de abril de 2016

VASTO PROGRAMA CULTURAL MARCAM CELEBRAÇÕSE DO 25 DE ABRIL NO CONCELHO DE LOULÉ



No âmbito das comemorações do 42º aniversário do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Loulé, com o envolvimento de outras entidades, leva a cabo um vasto programa de atividades que visam assinalar esta importante efeméride.
                
No Pólo de Quarteira da Biblioteca Municipal, no dia 16 de abril, pelas 21h30, terá lugar o Recital de Poesia “Poemário da Liberdade”, por Afonso Dias. Já em Loulé, dia 21, das 10h00 às 14h00, decorre o Ciclo de Ateliês Saber + a Ler – 25 de abril – Dia da Liberdade, destinado aos alunos do 1º Ciclo.


À noite, a partir das 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realiza-se uma conferência dedicada ao tema da Justiça e dos Cidadãos, que marca as comemorações do 40º Aniversário da Constituição da República Portuguesa.

A 23 de abril, pelas 15h30, na rubrica “Livros Abertos”, é apresentado na Biblioteca Municipal de Loulé o livro “Exilios – Testemunhos de Exilados e Desertores na Europa (1961-1974). São vinte e dois autores que falam de exílios, clandestinidades, nomes de guerra, disfarces, incomunicabilidades, pensamentos estanques, vidas duplas e triplas, histórias de vida: Ana Rosenheim, António Paiva, Carlos Estevão, Carlos Neves, Carlos Ribeiro, Fernando Cardeira, Fernando Cardoso, Hélder Mateus da Costa, Irene Pimentel, Joaquim Saraiva, Jorge Leitão, José Torres, Manuel Branco, Maria Irene Martins, Merita Andrade, Rui Bebiano, Rui Guimarães, Rui Mota, Teresa Couto, Teresa Perdigão, Tino Flores e Vasco Martins.

Ainda neste dia, a partir das 19h00, a Pastelaria Portas do Céu, em Loulé, recebe a iniciativa “Encontros Imaginários “Encontros Imaginários… com António Aleixo, Carlos da Maia e Duarte Pacheco”, da autoria de Hélder Mateus da Costa, com a participação de Afonso Dias, Rui Penas e Zacarias Pinheiro. Trata-se de intervenções teatrais que visam o confronto de ideias através de personagens marcantes da História.

E às 21h30, o Cine-Teatro Louletano é palco das comemorações do 37º aniversário da Casa da Cultura de Loulé, uma das mais carismáticas associações culturais do Concelho que surgiu no período pós-revolucionário.

Na véspera do aniversário da Revolução dos Cravos, é também no Cine-Teatro que se faz a festa, a partir das 21h30, com o concerto do rapper Valete, especialmente a pensar nos mais jovens e nas novas linguagens de intervenção social através da música.

À meia-noite do dia 25 de abril, as cidades de Loulé e Quarteira recebem um espetáculo de fogo de artifício.

Já no dia 25 de abril, as comemorações dos 42 anos da Revolução dos Cravos começam com a cerimónia de hastear da Bandeira Nacional, em frente aos Paços do Concelho, com a participação dos Bombeiros Municipais de Loulé e da Banda Filarmónica Artistas de Minerva.

Às 11h00, as atenções centram-se no Edifício Engº Duarte Pacheco onde terá lugar a sessão solene comemorativa do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Loulé, com a intervenção do presidente da Assembleia e dos representantes das bancadas parlamentares do PS, PSD, CDU e BE.

Na aldeia de Alte a manhã é preenchida pelo mítico Passeio/Maratona de BTT de Alte, evento organizado pela Escola Profissional de Alte que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, e que anualmente decorre nesta data.

Este programa comemorativo encerra com um concerto de Vitonio, às 18h30, no Cine-Teatro Louletano, cantautor que ficará para sempre na história da música portuguesa como o mais importante divulgador e embaixador da música do Alentejo.

Ao assinalar esta data, pretende a Câmara Municipal de Loulé recordar aquela que foi uma das datas mais importantes da História Portuguesa, que veio instalar um regime democrático e uma sociedade onde a liberdade constitui um valor fundamental.