quarta-feira, 6 de abril de 2016

Escritor olhanense António Macheira homenageado na Biblioteca Municipal



A Biblioteca Escolar António Macheira, do Agrupamento de Escolas João da Rosa, em colaboração com a Biblioteca Municipal José Mariano Gago, irá promover, de 9 de abril a 4 de maio, uma exposição biobibliográfica intitulada “Sentir Olhão… por António Macheira”.

A mostra pretende ir além da obra publicada e divulgar diversos inéditos deste escritor olhanense, que aos 24 anos demonstrava já uma capacidade didática excecional, despertando em alguns críticos literários, escritores e poetas, a admiração e o reconhecimento pelo sentido apurado de efabulação da sua obra, plena de autenticidade.
                 
António Henrique da Cruz Macheira nasceu em Olhão, em 5 de agosto de 1933 e faleceu em 14 de dezembro de 1957.

A azáfama marítima, as indústrias, a vida dos pescadores e as belezas das terras algarvias são narradas intensamente. A sua terra, Olhão, é descrita, principalmente, de maneira “invejável e soberba”.

A mostra ficará patente na Galeria da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, de terça a sexta feira, das 12h30 às 19h00, e aos sábados, das 10h30 às 17h00. O seu encerramento, a 4 de maio, culminará com a entrega do Prémio Juvenil António Macheira.