terça-feira, 5 de abril de 2016

“ENCONTROS IMAGINÁRIOS DE…” HÉLDER COSTA ASSINALA 25 DE ABRIL EM LOULÉ




Integrado nas comemorações do 42º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, realiza-se na Pastelaria Portas do Céu, em Loulé, a 23 de abril, pelas 18h00, a iniciativa “Encontros Imaginários…”, da autoria de Hélder Mateus da Costa, com a participação de Afonso Dias e do grupo Ao Luar Teatro.


“Encontros Imaginários” são intervenções teatrais que visam o confronto de ideias através de personagens marcantes da História. Os encontros já têm cerca de cinco anos e aprovam que a aprendizagem pode ser lúdica, agradável e de dimensão popular, assegurando uma intervenção cultural e uma participação cidadã, num ambiente de bem-estar.

Este encontro tem a particularidade de juntar três personalidades algarvias: António Aleixo, de Vila Real de Santo António, famoso e celebrado poeta popular, mestre de improvisos e possuidor de uma notável cultura emocional e racional; Carlos da Maia, natural de Olhão, oficial da Marinha que participou na Revolução Republicana de 5 de Outubro de 1910, tomando o cruzador D. Carlos, governador de Macau e outros postos ministeriais, barbaramente assassinado na “Noite Sangrenta” de 19 de Outubro de 1921; e Duarte Pacheco, filho dileto de Loulé, engenheiro dinâmico e inventivo, criador entre muitas outras obras do Instituto Superior Técnico e do Estádio Nacional, ministro de Salazar precocemente falecido na sequência de um acidente de automóvel.

Esta iniciativa tem entrada livre.