sexta-feira, 1 de abril de 2016

Elite do triatlo europeu em Quarteira


Quarteira vai acolher no fim de semana provas da Taça da Europa e da Taça de Portugal de triatlo, com 750 atletas de 31 países, que, juntamente com os acompanhantes, vão encher os alojamentos da região.

"Este evento estica o período de férias da Páscoa e faz com que Quarteira continue a ter taxas de ocupação elevadas. Os hotéis estão com uma taxa de ocupação elevada", salientou o vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Hugo Nunes, em conferência de imprensa.

Por seu lado, o presidente da Federação de Triatlo de Portugal (FTP), Fernando Feijão, referiu que Quarteira é, desde há vários anos, uma prova muito apetecível para os melhores triatletas europeus por ser a primeira do calendário da Taça da Europa e ainda pelas condições climatéricas.



Segundo a FTP, "os nomes mais cotados do ranking mundial da modalidade vão estar em Quarteira, como o francês Aurelien Rapahael, antigo campeão mundial de juniores e 37.º do Mundial e o britânico Matthew Sharp".

Quanto à elite feminina, a FTP destaca a irlandesa Aileen Reid, nona atleta do Mundial, a brasileira Pamella Oliveira (26.ª) e da russa Alexandra Razarenova.

No que diz respeito à seleção lusa, esta prova aparece como um "trampolim" para uma temporada internacional em que o Europeu de Lisboa, em 28 e 29 de maio, será o ponto mais alto, num conjunto em que se destacam Pedro Palma, do Benfica, que venceu a Taça da Europa de Kiev em 2014 e de Ana Filipa Santos, do Rio Maior Triatlo.

O evento tem 15 anos e é organizado pela Junta de Freguesia de Quarteira, tendo evoluído de uma prova meramente nacional para a atual projeção internacional.

A 15.ª edição do Triatlo Professor Carlos Gravata Cidade de Quarteira que se realiza este fim de semana engloba provas para a primeira etapa da Taça da Europa da temporada e mais uma etapa da Taça de Portugal.
Info: J. Record