segunda-feira, 11 de abril de 2016

CINE-TEATRO LOULETANO APRESENTA FILME “OUTRO PAÍS”, DE SÉRGIO TRÉFAUT, COMENTADO POR VASCO CÉLIO E GABRIELA SOARES



O Cine-Teatro Louletano apresenta no próximo dia 14 de abril, pelas 21h00, mais uma sessão da rubrica “Quintas de Cinema”, desta vez convidando o casal Vasco Célio (fotógrafo) e Gabriela Soares (designer) a comentar o premiado documentário “Outro País”, primeira longa-metragem do realizador Sérgio Tréfaut, o qual conta na sua filmografia com obras como “A Cidade dos Mortos”, “Viagem a Portugal” e “Alentejo, Alentejo”.

Após a Revolução dos Cravos, em abril de 1974, alguns dos mais importantes fotógrafos e cineastas do mundo estiveram em Portugal para captar imagens de liberdade e de todo o processo revolucionário. Personalidades como Sebastião Salgado, Glauber Rocha, Robert Kramer, Dominique Issermann, Santiago Álvarez, Pea Holmquist ou Jean Gaumy, entre outras, muniram-se das suas máquinas e fotografaram ou filmaram as pessoas e os eventos desse período extraordinário. Sérgio Tréfaut lançou-se assim numa aturada pesquisa sobre os milhares de registos espalhados pelo mundo, num retrato de um dos momentos mais relevantes da História de Portugal.

Vasco Célio é louletano e vive e trabalha nesta cidade. Fez a sua formação em fotografia frequentando vários workshops, tendo como formadores, entre outros, José Soudo. Inicia a sua carreira como fotógrafo independente em 1995 e apresenta publicamente fotografia de autor desde 1992, participando em exposições coletivas e individuais, e na edição de livros.

Gabriela Soares é licenciada em Design, Ramo de Comunicação pela Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, onde também leciona desde 2001. Em 1996 constituiu, com duas colegas, uma empresa de Design e Comunicação, da qual é uma das sócias-gerente. Integrou os corpos gerentes da AND – Associação Nacional de Designers e pertenceu aos corpos diretivos da Casa da Cultura de Loulé.

A sessão tem uma duração aproximada de 120 minutos, dirige-se a maiores de 12 anos e tem um custo associado por pessoa de 3 euros.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289414604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook ou o seu website cineteatro.cm-loule.pt, em permanente atualização, onde também existe a possibilidade de compra on-line de ingressos através da plataforma BOL (www.bol.pt).