sexta-feira, 8 de abril de 2016

6ª edição da “Algarve Chefs Week”

Foto: Click Time Photo® 


12 CHEFS DE HOTÉIS DE LUXO APRESENTAM WORKSHOPS DE GASTRONOMIA DEDICADOS AO CEVICHE NO MERCADO MUNICIPAL DE LOULÉ

Arranca este sábado, 9 de abril, o primeiro de três workshops de gastronomia dedicados ao ceviche, no Mercado Municipal de Loulé, dinamizados por 12 chefs executivos de restaurantes de topo, localizados em hotéis de luxo do Algarve, numa iniciativa integrada na 6ª edição da “Algarve Chefs Week”. Abertos ao público em geral, os workshops voltam a acontecer nos dias 16 e 23 de abril. Para o último sábado do mês, dia 30, está previsto o encerramento, com um jantar final.

Estas ações decorrem num espaço comercial e turístico reconhecido pela qualidade do seu peixe fresco, até porque em 2016 a “Algarve Chefs Week”será dedicada ao Ceviche, um prato baseado em peixe crú que é marinado em sumo de laranja, limão ou outro citrino, produtos que, de resto, estão eternamente ligados à região algarvia e que se encontram em abundância no Mercado Municipal de Loulé.

Pese embora o Ceviche esteja bastante associado à cozinha peruana, onde atualmente é possível encontrar autênticas “Cevicherias”, as suas origens remontam a mais de 2.000 anos. Alguns historiadores, como Juan Jose Vega, indicam que o “seviche” teve origem na palavra árabe “sibesh” – que se designa a alimentos ácidos. Juan Jose Vega conta ainda como as mulheres mouriscas marinavam o peixe cru dos Incas em sumo de laranja e de limão, dando origem ao ceviche. A ligação ao Perú dá-se quando as mulheres mouriscas são levadas para a América do Sul pelo exército de Pizarro como parte do “espólio de guerra” dos Reis Católicos de Granada.

Sendo igualmente marcante a ligação mourisca ao nosso “Al-Gharb” e tomando como inspiração os produtos locais, estes chefs vão dar a conhecer as nossas melhores criações de ceviche, ou como se diria nas suas origens, o “Al-Sibesh”.

Esta iniciativa contará com a presença dos Chefs José Leitão (Restaurante Moonlight, Nau Salgados Palace), Vítor Monteiro (Restaurante L14, Nau Salgados Dunas Suites), Osvalde Silva (Restaurante Louro, Conrad Algarve), Miguel Lourenço (The Olive Tree, Hotel Vale d’Oliveiras), Luís Mourão (Restaurante Alquimia, Hotel Epic Sana Algarve), Bruno Viegas (Restaurante EMO, Hotel Tivoli Victoria), Ricardo Ferreira (Restaurante Pepper’s, Hotel Tivoli Marina Vilamoura), Miguel Teixeira (Restaurante Koi, Vidamar Resort Algarve), David Domingues (Restaurante À Terra, Praia Verde Boutique Hotel), André Simões (Restaurante Cilantro, Hotel Hilton Vilamoura), Marco Alban (Restaurante O Grill, Pine Cliffs Residence, a Luxury Collection Resort) e Luís Correia (Restaurante Marenostrum, Lake Spa Resort). Todos eles irão apresentar pratos.

Já no dia 30 de abril, das 19h00 às 23h00, o Mercado recebe um jantar em que, mediante a compra de 3 senhas no valor de 10 euros, o público poderá degustar as criações destes chefs.

Refira-se que estas ações no Mercado Municipal de Loulé antecedem o arranque da “Algarve Chefs Week”, que este ano decorre de 6 a 15 de maio, durante uma semana em que os amantes da gastronomia poderão saborear criações únicas e inovadoras destes conceituados Chefs nos restaurantes selecionados, em ementas especiais que irão realçar os produtos algarvios.

Programa de Workshops no Mercado Municipal de Loulé

9 de abril, sábado (15h00-16h00):
Chef Ricardo Ferreira (Tivoli Marina Vilamoura)
Chef Bruno Viegas (Tivoli Victoria)
Chef Osvalde (Conrad Algarve)
Chef Vitor Monteiro (Salgados Dunas Suites – Nau Hotels)
16 de abril, sábado (15h00-16h00)
Chef André Simões (Hilton Vilamoura)
Chef Luis Mourão (Epic Sana Algarve Hotel)
Chef Miguel Lourenço (Vale D´Oliveiras Quinta Resort & Spa)
Chef Luis Correia (The Lake Spa Resort)
23 de abril, sábado (15h00-16h00)
Chef Miguel Teixeira (Vidamar Resort Algarve)
Chef Marco Alban (Pine Cliffs, A Luxury Collection Resort)
Chef José Leitão (Salgados Palace – Nau Hotels)
Chef David Domingues (Praia Verde Boutique Hotel)
30 de abril, sábado (19h00-23h00)
Jantar de Abertura