sexta-feira, 25 de março de 2016

Rui Baeta e Orquestra Clássica do Sul juntos na Páscoa


Os Concertos de Páscoa da Orquestra Clássica do Sul apresentam o programa "Reflexões sobre a Vida e a Morte", com a participação do barítono Rui Baeta e com direcção musical pelo maestro titular Rui Pinheiro.

Os concertos terão lugar a 26 de Março, sábado, na Igreja Matriz de Moncarapacho pelas 19h00, e no dia de Páscoa, 27 de Março, na Igreja do Carmo em Tavira, às 18h00.

Uma das mais carismáticas sinfonias de Haydn, conhecida como "Fúnebre" (cujo "Adagio" Haydn pediu para ser tocado no seu funeral), intercalada com o ciclo de canções de Berlioz "As Noites de Verão", Op.7, serão as obras interpretadas pela Orquestra Clássica do Sul, que dividirá o palco com o solista farense Rui Baeta.

Sobre Rui Baeta
Rui Baeta estudou música e canto no Conservatório Regional do Algarve com Ana Ester, no Conservatório Nacional de Lisboa com Filomena Amaro, na Escola Superior de Música de Lisboa com Luís Madureira, na Academie Francis Poulenc (França) com François LeRoux, na Mozarteum Akademie (Áustria) com Richard Miller e Música de Câmara na Fondation Hindemith (Suíça).
Em 1999 ganhou o 1.º Prémio do Concurso RDP Jovens Músicos na classe de Música de Câmara - Nível Superior - com o pianista Paulo Pacheco, e foi finalista do Festival e Concurso Internacional de Canto do Canal Mezzo (2008).
Desde então trabalha com os melhores maestros e orquestras da actualidade, realizando concertos por Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, Argentina, Uruguai, Índia, Macau e Japão, e reúne um vasto e estilisticamente eclético reportório em ópera e oratória.