quarta-feira, 9 de março de 2016

Concurso de Fotografia Digital Um Olhar Sobre o Património Histórico e Natural do Concelho de Lagoa


No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS 2016), assinalado a 18 de abril pela Comissão Nacional Portuguesa do ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e pela Direção-Geral do Património Cultural, o Município de Lagoa organiza o Concurso de Fotografia Digital “Um Olhar Sobre o Património Histórico e Natural do Concelho de Lagoa”. 

 
Trata-se da recuperação de um concurso exclusivamente aberto a fotógrafos amadores e aficionados de fotografia, que teve a sua edição inaugural em 2009. Sendo este ano o tema do DIMS “Desporto, um Património Comum”, os trabalhos terão de inserir-se numa das formas de expressão do património associado ao desporto, quer sejam edifícios, tradições ou registos de outra natureza, podendo representar infraestruturas, equipamentos, museus, circuitos, trilhos, aparelhos, trajes, acessórios, troféus, cartazes, pinturas, esculturas, postais, selos, livros, jornais, fotografias, filmes, arquivos de imagem e som, competições, espetáculos, passeios organizados, jogos tradicionais e de época, sítios arqueológicos, entre outros. 
 
Convidando todos os que gostam de fotografia a mergulharem na riqueza do património desportivo de Lagoa, a finalidade é estimular o gosto e a prática pela fotografia e o aparecimento de novos valores neste mundo, enaltecendo a importância cultural e social da prática desportiva e assinalando o papel insubstituível, ao longo da nossa história, das inúmeras associações, clubes e organizações públicas e privadas, na formação e consolidação da identidade das comunidades locais. Esta atividade insere-se nas pretensões do Município de Lagoa em divulgar e preservar o seu património, incentivando à participação ativa da comunidade na sua proteção e na criação de laços de proximidade com o território. Ao partilhar as distintas formas de olhar e sentir esse património, preservam-se os valores da memória coletiva das comunidades. 
 
O concurso conta com o apoio da Direção-Geral do Património Cultural e o patrocínio do Restaurante Rei das Praias, em Ferragudo, que oferece um jantar para dois ao concorrente premiado. O premiado terá ainda direito a um Cartão Oferta a utilizar nas lojas FNAC, no valor de 300€. Serão também atribuídas duas menções honrosas às fotografias que se destaquem das demais, premiadas com uma obra literária e garrafas de vinho de Lagoa. 
 
As inscrições têm lugar de 7 a 31 de março, através do formulário acessível em www.cm-lagoa.pt ou do envio do mesmo por email para turismo@cm-lagoa.pt ou por via postal para “Concurso de Fotografia”, Município de Lagoa, a/c Serviço de Turismo, Largo do Município, 8401-851 Lagoa. Outra opção é imprimir o formulário e entregá-lo presencialmente no Serviço de Turismo, 1º andar do edifício dos antigos Paços do Concelho. A fase de entrega dos trabalhos decorrerá entre 1 e 14 de abril, devendo para tal ser utilizados os mesmos meios. 
 
Após deliberação do júri, os concorrentes premiados serão contatados e convidados a marcar presença na entrega dos prémios, que acontecerá a 23 de abril às 16h30m, na abertura da 2ª Palestra do Ciclo de Conferências do Património Histórico-Arqueológico de Lagoa – Ad praeteritum, no Lagoa Wine Show, no Centro de Congressos do Arade, sendo a entrada gratuita. Os restantes concorrentes, bem como a população em geral, estão desde já convidados a marcar presença. 
 
Esta informação não dispensa a consulta das Normas de Participação, disponíveis no site do município. Esclarecimentos adicionais poderão ser colocados por email para turismo@cm-lagoa.pt ou pelo telefone 282 380 479.