quarta-feira, 30 de março de 2016

BRIGADA VICTOR JARA ATUA NO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO EM SILVES

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Silves, o Teatro Mascarenhas Gregório receberá no próximo dia 24 de abril, pelas 21h30, a Brigada Victor Jara. O evento integra as comemorações do 42.º aniversário do 25 de Abril.
A banda, natural de Coimbra, profundamente ligada à música popular e a música de intervenção com raízes tradicionais comemorou no ano passado quatro décadas de existência. No início de carreira este grupo reproduzia cantigas portuguesas e estrangeiras de cariz revolucionário com que participavam nas campanhas de dinamização cultural do MFA. Ao longo dos anos, os membros da Brigada recolheram músicas de todas as regiões portuguesas e os seus concertos refletem esta diversidade com canções mais ritmadas do norte, belas harmonias do Alentejo e até influências do estrangeiro trazidas por emigrantes de lugares tão contrastantes como o Norte de África e a Escócia. Atualmente contam com 10 trabalhos discográficos e uma edição especial comemorativa intitulada “Ó brigada!” composta por dez discos e um livro com testemunhos com o intuito de partilhar com o público as suas experiências, assim como a sua opinião sobre a importância que a banda teve na divulgação da música de cariz tradicional e popular.
O telefone 282 440 856 e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos disponíveis para o fornecimento de informação adicional sobre o evento.
A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala (150 lugares).

Mais sobre a Brigada Victor Jara
O nome da banda foi escolhido em memória do cantor chileno com o mesmo nome, morto pelos militares após o golpe de Pinochet, no Chile, em 1973.
Aurélio Malva; Luis Garção Nunes; Miguel Moita; Manuel Rocha; Arnaldo Carvalho; Catarina Moura; Rui Curto; José Tovim e QuimNé Teles são os membros da Brigada.
Ao longo dos 40 anos de carreira, a banda introduziu novos instrumentos e fez novos arranjos criativos trazendo assim novas sonoridades para a música tradicional não se limitando a reproduzi-la.