quarta-feira, 30 de março de 2016

Auditório Municipal de Olhão recebe “Homenagem a João Villaret”

O palco do Auditório recebe no próximo sábado, dia 2 de abril, a partir das 21h30, um espetáculo de tributo a um dos nomes maiores do teatro português de todos os tempos: João Villaret.

Homenagem a João Villaret” é um espetáculo com a duração de 50 minutos, com dois atores – Carlos Paulo e Ana Lúcia Palminha - e um músico – Hugo Franco – em palco, que recria os grandes números que o ator João Villaret criou em vários espetáculos de revista e que se tornaram em verdadeiros exemplos daquele género de teatro popular em meados do século passado.

A ideia desta iniciativa, incluída no ciclo sobre os grandes poetas portugueses, sob a designação genérica de “A Palavra dos Poetas”, e que a Comuna há 14 anos vem apresentando no seu espaço do Café-Teatro e em várias localidades portuguesas, é pela primeira vez dedicado não a um poeta, mas um divulgador da poesia no nosso País.

João Villaret foi, pelo seu talento, o seu rigor, a sua grande exigência e, sobretudo, pelo grande amor que tinha pela nossa língua, uma figura fundamental da cultura portuguesa do século XX, que soube, como muito poucos, dignificar a atividade do ator em Portugal e dar-lhe uma dimensão ímpar no panorama teatral português de então.

Homenagem a João Villaret” é, também, um reencontro com aquilo que a Revista à Portuguesa teve de melhor na sua qualidade e ousadia, e que a tornou o género de teatro mais popular em Portugal durante mais de 80 anos consecutivos.