sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

2ª ALGARVE NATURE WEEK DECORRE NO CONCELHO DE LOULÉ E TRAZ ECO MEIA MARATONA A VILAMOURA

De 13 a 22 de maio, o “novo” Passeio das Dunas, em Quarteira, Concelho de Loulé, será o palco principal da 2ª edição da Algarve Nature Week, uma semana dedicada ao turismo de natureza, que nasce de uma organização da Região de Turismo do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, com o objetivo de promover o que de melhor a região tem para oferecer ao nível do turismo de natureza.

A organização apresenta centenas de propostas ao ar livre em toda a região, como caminhadas pelos trilhos serranos ou passeios de barco na Ria Formosa, mergulho, kitesurf ou observação de aves, em que as empresas aderentes disponibilizam programas de turismo de natureza e alojamento, com condições especiais.

Nos dias 13 (das 10h30 às 19h00), 14 (das 10h30 às 20h00) e 15 (das 10h30 às 19h00), o Passeio das Dunas recebe a Mostra de Turismo de Natureza, direcionada para profissionais, população e turistas. A entrada é livre no primeiro dia do evento (13 de maio), e as empresas selecionadas para a Mostra organizarão duas atividades gratuitas, destinadas às escolas e à população local.

Nesta Mostra estarão presentes vários agentes de animação turística, produtores locais e entidades institucionais que terão aqui uma oportunidade de divulgar e comercializar os seus produtos e serviços e/ou promover os seus projetos e iniciativas associadas ao património natural e cultural.

Durante um dos dias da Algarve Nature Week irá decorrer ainda uma Bolsa de Contactos com Operadores Turísticos, ação que consistirá num fórum de reuniões bilaterais entre as empresas aderentes (agentes de animação turística, alojamento e agências de viagens) e os operadores turísticos internacionais convidados para o efeito. Pretende-se, desta forma, motivar a discussão de propostas de cooperação e a concretização de acordos de parceria entre os participantes.

Desenvolver no Algarve um programa intenso de atividades/pacotes de turismo de natureza, desenvolver um plano de comunicação e promoção sustentado na oferta das atividades de turismo de natureza da região, captar a procura nacional e internacional para o Algarve, para além da época alta, com motivação de descobrir/experimentar atividades de natureza na região e promover o Algarve como uma região que, para além do sol e mar, oferece propostas alternativas diferentes são os objetivos deste evento.

Recorde-se que a 1ª edição da Algarve Nature Week contou 130 experiências ao ar livre, 6000 visitantes e 60 expositores na Mostra de Natureza, prevendo a organização aumentar estes números este ano.

Mais informações em www.algarvenatureweek.pt

Eco Meia Maratona de Vilamoura

Este ano a Eco Meia Maratona de Vilamoura, que teve a sua estreia em 2015, integrada no programa desportivo da “Loulé Cidade Europeia do Desporto”, vai estar inserida nas atividades da Algarve Nature Week, no dia 14 de maio, pelas 17h00, com partida do Passeio das Dunas.

Trata-se de uma prova que alia desporto e natureza, com um conceito original quer no desenho e tipo de percurso, quer nos meios utilizados, dando especial ênfase à questão ecológica.

Longe do frenesim das cidades, este evento tem a particularidade de se realizar em pleno parque ambiental de Vilamoura. Em Vilamoura os amantes do running encontrarão cenários tão diversos como a Marina de Vilamoura, a falésia, a Ribeira de Quarteira, o verde dos greens e dos jardins tão cuidadosamente tratados. As preocupações ecológicas estão cada vez mais presentes e por isso todos os participantes serão convidados a assinar um Código de Conduta, em que se comprometem a zelar pela preservação do ambiente durante a realização da prova.

A prova é aberta a todos os participantes que poderão optar pela corrida principal (meia maratona com a distância de 21.097 metros) ou pela mini maratona (com a distância de 12.000 metros).
A Associação Free Challenge uniu-se à Let's Go para levar a cabo a 2ª Eco Meia Maratona de Vilamoura, que conta com a Câmara Municipal de Loulé como coorganizadora, no âmbito do “Compromisso com o Desporto”.

Ainda na componente desportiva, no Passeio das Dunas, na envolvente da Mostra de Natureza, decorrerá a partir das 10h00 a iniciativa “Brincar ao Atletismo, organizada em colaboração com o Centro Desportivo de Quarteira, dirigido aos mais novos.