terça-feira, 12 de janeiro de 2016

DEVIR/CAPA APRESENTA ESPETÁCULO E WORKSHOP “IGLOO”

Nos dias 19 de janeiro, às 14h30, e 20, 21 e 22 de janeiro, das 10h30 às 14h30, o Cine-Teatro Louletano recebe um espetáculo e workshop denominado “Igloo”, promovido pelo DEVIR/CAPA – Centro de Artes Performativas do Algarve, onde os participantes (alunos do 1º Ciclo) têm a oportunidade de conhecer muitas espécies de pássaros da Ria Formosa e de perceber como se constrói um espetáculo.
                       
Esta é uma atividade partilhada que quer contrariar a ideia de espetáculo de magia. Ao invés de propor um espetáculo acabado desafia os participantes a montá-lo passo a passo, o que depois merecerá o seu aplauso. Uns experimentam ser luminotécnico, outros aceitam o desafio de construir parte da banda sonora, outros ainda assumem a responsabilidade de criar a cenografia. Ninguém fica de fora. A todos cabe a tarefa de idealizar o “Igloo”, esse pássaro mágico que todos trazemos dentro de nós.

Constrói-se assim um espetáculo transdisciplinar (dança/teatro/animação/vídeo), partindo dos pássaros para se falar das pessoas, da atualidade, das migrações, da preservação dos recursos naturais, com ênfase na importância da Ria Formosa. Partilha, solidariedade, cooperação, diferenças – são palavras ouvidas e experimentadas por todos.

Este é um espetáculo concebido e com cenografia de José Laginha que, em conjunto com os alunos do 1º Ciclo, irá também fazer a interpretação.