terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Artes e criatividade inspiram a primeira Beta Talk do ano em Portimão



A primeira Beta Talk deste ano terá lugar como é habitual no próximo dia 16, desta vez a um sábado, pelas 17h00, no Café Concerto do TEMPO- Teatro Municipal de Portimão e terá como empreendedores convidados, Sílvia Rodrigues da marca SIGUES e João Mariano da 1000olhos- Imagem e Comunicação, dois percursos inspiradores marcados pelas artes, onde o design, a fotografia e a criatividade têm um lugar muito especial.
Sílvia Rodrigues é natural de Querença e é formada em Design de Comunicação, pela Universidade do Algarve, tendo seguido a carreira de docente de Artes Visuais. Iniciou-se na criação de joias em papel de jornal há oito anos, no entanto quando ficou desempregada decidiu correr riscos, pegar naquele que era apenas um hobby e torná-lo na sua profissão, passando a fazer aquilo que gosta.

Cria a marca Sigues que tem como lema – “seguir em frente, fazendo aquilo de que gostamos e fazê-lo com Amor” e torna-se a primeira designer de jóias em papel na Europa e uma das primeiras no mundo. Desde então tem sido convidada para promover o seu trabalho em eventos de moda e certames por todo o país.


Em 2009, foi distinguida com o Prémio Inovação e em 2010, conquistou o prémio “artesanato contemporâneo”, no âmbito do Prémio Nacional de Artesanato. Em 2013 estreou-se nas exposições. Em 2014 foi distinguida com o Connect to Sucess MBA promovido pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal. Em 2015 venceu o prémio Empreendedorismo ANB FEST 2015, pelo A New Beggining for

Portugal, e iniciou a primeira etapa da internacionalização da marca, estando presente em França.

Atualmente a Sigues está em forte expansão, com vários pontos de venda em Portugal e na Europa o que a torna uma forte referência na inovação, criatividade e design na moda em Portugal.
João Mariano formou-se em fotografia na Ar.Co. em Lisboa onde iniciou o seu percurso profissional como fotógrafo e editor de fotografia. De máquina fotográfica em punho fez várias reportagens pelo mundo fora, mas seria Aljezur e a Costa Vicentina que o haviam de cativar de forma especial.
Em 2001 funda, com a sua mulher, a 1000olhos - Imagem e Comunicação que mais do que uma agência, se assume como um projeto que partiu da ideia base de fomentar a promoção qualitativa na região da Costa Vicentina e que hoje passa também por uma loja, a ALJEZUR SW PORTUGAL powered by 1000olhos com produtos exclusivos e limitados, inspirados em ícones da região.
Nos últimos anos publicou vários livros sobre o SW português que tem retratado de forma única, e viu os seus trabalhos expostos em vários pontos do país e até no estrangeiro. Vencedor de vários prémios nacionais e internacionais assume-se como um fotógrafo, editor de fotografia, diretor de arte… soul rider de BTT, mas acima de tudo através da sua arte e objetiva é alguém com uma visão empreendedora e apaixonada pela Costa Vicentina.
O encontro é de participação gratuita, embora seja necessária a inscrição em http://tinyurl.com/betatalkportimao-jan16 enquanto o wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

De referir que a Beta Talk é promovida pela Beta-i - Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica, da Universidade do Algarve através do CRIA - Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO - Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.