terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Banda de Moncarapacho celebra 153 anos com concerto no Auditório Municipal




No próximo dia 5 de dezembro, às 21h30, o Auditório Municipal de Olhão recebe o espetáculo da Banda Filarmónica 1º de Dezembro, de Moncarapacho, que assim assinala e comemora 153 anos de existência. O concerto conta ainda com a presença do Grupo de Cantares Alentejanos de Moura, convidado para a ocasião.

A Filarmónica 1º de Dezembro é uma das mais antigas bandas do Algarve e do País e resulta da fusão de outras duas existentes na então aldeia de Moncarapacho. Em 1862, o pároco Simas sabendo das divergências, conseguiu reunir os músicos numa só, tornando-se seu maestro.

Atualmente, a Banda Filarmónica 1º de Dezembro, está constituída como Associação Cultural e desenvolve a sua atividade  na Casa do Povo de Olhão sediada em Moncarapacho. Constituída por 30 elementos com idades que variam entre os 10 e os 50 anos, tem como maestro Luís Pisco Rodrigues. Na Casa do Povo, para além dos ensaios e preparação dos concertos, funciona ainda uma escola com vários monitores habilitados, frequentada por crianças e adultos que querem aprender música de forma gratuita.

A Banda de Moncarapacho já recebeu a medalha de mérito grau ouro da Câmara Municipal de Olhão, parceiro institucional e sempre disponível no auxílio daquela que é uma referência cultural do concelho.