segunda-feira, 16 de novembro de 2015

REGIÃO DE TURISMO E MUNICÍPIO DE SILVES REALIZARAM FAM TRIP CONJUNTA PARA OPERADORES TURISTICOS E JORNALISTAS



A Câmara Municipal de Silves (CMS) em conjunto com a Região de Turismo do Algarve (RTA) realizou, na passada sexta-feira, dia 13 de novembro, uma FAM Trip para operadores turísticos e jornalistas. Rosa Palma, Presidente da CMS e Desidério Silva, Presidente da RTA, acompanharam o grupo, bem como os Presidentes das Juntas de Freguesia de São Marcos da Serra (Luís Cabrita) e de SB Messines (João Carlos Correia).
Dar a conhecer as potencialidades das freguesias mais interiores do concelho, São Marcos da Serra e SB Messines, foi o mote desta visita, que começou bem cedo, em S. Marcos da Serra, com os cerca de 20 participantes a degustarem um “pequeno-almoço serrano”, onde a gastronomia local brilhou e iguarias como as filhoses, os enchidos, o pão de S. Marcos da Serra e a aguardente de medronho maravilharam os presentes. A Igreja Matriz desta vila foi visitada pelo grupo, que, depois seguiu em direção a SB Messines.

O Museu do Traje e das Tradições e a Casa-Museu João de Deus foram dois dos espaços onde a comitiva pode apreciar o património local, associado à figura do poeta/pedagogo João de Deus, mas também ao Rancho Folclórico de SB Messines, instituição que marca a vida cultural desta comunidade e a preservação do património imaterial, ligado às lendas, música e poesia, dança e muitas outras tradições.
«Queremos dar uma ideia do que é o nosso concelho, que se estande da serra ao mar e que tem muito para oferecer, sobretudo em comunidades como as que hoje visitamos, em que a nossa identidade permanece forte e precisamos de a revelar», confessava, em conversa, Rosa Palma. «Estamos perto do mar e temos boa restauração e já existe hotelaria nestas localidades, nomeadamente hostels com grande qualidade, pelo que somos um destino que facilmente pode atrair turistas para uma “escapadinha” de fim de semana», acrescentava a autarca silvense.
A visita, em SB Messines, incluiu uma passagem pela Igreja Matriz, cujo património associado ao manuelino tem importante significado no panorama regional. Incluiu, ainda, uma passagem, ao almoço, por um restaurante local, O Caixeiro, onde, mais uma vez, a gastronomia voltou a relevar-se como um dos mais importantes atrativos desta zona interior do concelho de Silves. «Não podemos deixar de mencionar que aqui se faz uma “Semana Gastronómica”, que decorrerá em breve e que é mais um motivo de interesse para quem nos possa visitar, para além de significar uma fonte de rendimento para o comércio local, que procuramos estimular com estas iniciativas, associadas à promoção da nossa identidade», salientou a Presidente da CMS.

O dia terminou com uma passagem pelo miradouro construído na serra e que permite ver o Centro de Reprodução do Lince Ibérico, espaço único na Península Ibérica e localizado perto da barragem do Funcho, que o grupo também teve a oportunidade de conhecer.
A gastronomia encerrou o dia, com uma passagem pelo Café do Castelo de Silves, onde a experimentação e reconstrução de produtos tradicionais algarvios é já um dos fatores diferenciadores do local.