sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Magia da dança clássica no Auditório Municipal de Olhão com O Quebra-Nozes




No dia 2 de dezembro, às 21h30, a aclamada companhia russa Russian Classical Ballet traz ao palco do Auditório Municipal de Olhão O Quebra Nozes, bailado clássico em dois atos imortalizado por Tchaikovski. Devido à sua temática, o espetáculo é tradicionalmente encenado na época natalícia.

Baseado no conto O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos, de E. T. A. Hoffmann, o bailado conta-nos a história de uma menina que sonha com um príncipe – Quebra-Nozes. Numa feroz batalha contra o Rei dos Ratos, Quebra-Nozes encontra-se em grave perigo.

Clarinha, vencendo os seus próprios medos, entra nesta batalha e lança os seus sapatinhos, aniquilando a terrível criatura e quebrando o feitiço. Quebra-Nozes torna-se num deslumbrante príncipe.

A noite gelada envolve a cidade, libertando os Flocos de Neve. Quebra-Nozes conduz Clarinha ao seu reino, o Reino dos Doces, onde a Fada do Açúcar partilha alegria e guloseimas pelas crianças que, como Clarinha, ainda têm a capacidade de sonhar.

Uma história que estimula o imaginário de cada um de nós, remetendo-nos para o reino da fantasia e do imaginário.

A composição de O Quebra-Nozes perpetuou o génio de Pyotr Tchaikovsky, visível na partitura de melodias como a “Dança da Fada do Açúcar”, ou “A Valsa das Flores”.

Preservar a tradição do ballet clássico russo: esta é a missão do Russian Classical Ballet, uma companhia composta por um elenco de bailarinos graduados pelas mais conceituadas escolas coreográficas russas e artistas principais em alguns dos mais prestigiados teatros de dança. Estes bailarinos, dirigidos por Evgeniya Bespalova, dão corpo a uma companhia que concilia a mestria e experiência de artistas internacionais, com a irreverência de jovens talentos emergentes no panorama da dança clássica.