segunda-feira, 16 de novembro de 2015

III Encontro Nacional de Fanfarras em Portimão junta 500 bombeiros de 10 corporações



Portimão recebe no próximo dia 21 de novembro, o III Encontro Nacional de Fanfarras de associações humanitárias de bombeiros voluntários, onde irão participar cerca de 500 bombeiros de 10 corporações oriundas de todo o país. Um espetáculo cultural destinado a dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas associações de bombeiros.
A concentração das fanfarras está agendada para as 15h00 horas, na Zona Ribeirinha de Portimão, junto à Capitania. O percurso tem início na Zona Ribeirinha e termina no Quartel dos Bombeiros, com uma paragem na Praça da República (Alameda de Portimão), onde cada fanfarra irá executar peças musicais com o glamour do conjunto. As 10 fanfarras irão iniciar o desfile com um intervalo de cinco em cinco minutos e com a seguinte ordem de partida: Aljezur, Famalicenses, Águalva-Cacém, Cacilhas, Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Santiago do Cacém, Olhão, Albufeira e os anfitriões Portimão encerrarão os desfiles.
Este encontro de fanfarras oriundos de vários pontos do país tem como objetivo mostrar o trabalho dos bombeiros às populações que servem, mas também trazer um colorido especial e musical à cidade.
A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão conta com  33 anos de existência e integra cerca de 50 elementos com idades compreendidas entre os 8 e os 78 anos. Realizam ensaios semanais, indispensáveis para o bom êxito das atuações, sendo que estes são uma oportunidade para os momentos de convívio e para o reforço do espírito de equipa do corpo de Bombeiros. As Fanfarras,  no  passado,   serviram 

para  democratizar  a  arte,  cumprindo  uma  nobre  função social, hoje são um meio dinamizador e cultural com funções socioeconómicas de grande valor que urge saber aproveitar e incentivar.
O III Encontro Nacional de Fanfarras é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, com o apoio da Junta de Freguesia de Portimão e da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande e conta com os apoios da Policía da Segurança Pública, do Recheio, do Pingo Doce, da Padaria Pedra Mourinha, do Talho Avenida, da Churrasqueira da Boavista, da Churrasqueira das Cardosas, da Quinta do Marisco, do Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 159 e do Portimão Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 685 - Alvor.