quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Em marcha o Programa de Promoção da Atividade Física de Tavira

Arranca mais uma época do Programa de Promoção da Atividade Física, uma iniciativa da autarquia, dinamizada pela Oficina do Barrocal – Associação de Defesa do Património, Cultura e Desporto de Santo Estêvão, a qual resulta num investimento de €57.260,79 + IVA.
“Todos em movimento”, “Infantários em movimento”, “Escola ativa”, “Todos a caminhar”, “Todos a pedalar”, “Atividade física adaptada”, “Põe-te a mexer” e “Viva mais” são as ofertas que integram o Programa, através de quadros profissionais na área da educação física e desporto.
Os projetos são diferenciados e abrangem várias faixas etárias.
“Todos em movimento”: surge no âmbito de uma parceria com a ACES do Sotavento e destina-se aos utentes, a partir dos três anos, sinalizados por esta entidade. Este tem como objetivo o combate à obesidade e a promoção da atividade física regular no seguimento da estratégia local de saúde.

“Infantários em movimento”: destina-se a alunos do ensino pré-escolar, com idade compreendida entre os três e os cinco anos, e tem como intuito o desenvolvimento da psicomotricidade infantil.
“Escola Ativa”: visa alunos, com idades entre os cinco e os dez anos, das escolas do 1.º Ciclo do concelho com obesidade ou sedentários. O objetivo consiste na promoção de atividades desportivas no âmbito do programa do 1.º Ciclo.
“Todos a caminhar”: destina-se a cidadãos com mais de dez anos e visa a prática de caminhadas ou marchas-corrida concelhias (freguesias) e do calendário regional do Algarve.
“Todos a pedalar”: dirige-se a pessoas com mais de doze anos e consiste em passeios guiados em bicicleta de BTT pelas diferentes freguesias.
“Atividade física adaptada”: direcionado aos utentes da Fundação Irene Rolo, portadores de algum tipo de deficiência.
“Põe-te a mexer”: visa cidadãos, entre 18 e os 54 anos, e tem como objetivo a prática de atividade física/ desportiva, nomeadamente, ginástica de manutenção, aeróbica, localizada, fitness e GAP.
“Viva mais”: orientado para cidadãos com mais de 55 anos e tem como finalidade a prática de atividade física/ desportiva, designadamente, ginástica de manutenção, gerontomotrocidade e hidroginástica.
Os projetos são gratuitos e possibilitam uma oferta desportiva diversificada de modo a sensibilizar a população para a adoção de um estilo de vida saudável, combatendo o sedentarismo e potenciando a qualidade de vida da população.