sábado, 3 de outubro de 2015

“DIA NACIONAL DOS CASTELOS” É ASSINALADO EM SILVES



O Município de Silves irá promover diversas ações que assinalam o “Dia Nacional dos Castelos”, celebrado a 7 de outubro. “Visitas Acompanhadas por Personagens da Nossa História”, “Música no Castelo” e “Coroas e Castelinhos no tempo do Povoador” são as propostas da Câmara Municipal dirigidas a famílias, grupos e público em geral.
             
As “Visitas Acompanhadas por Personagens da Nossa História” proporcionarão aos visitantes do castelo uma visita diferente, durante a qual serão acompanhados por personagens da história da cidade. Decorrerão durante todo o dia, às 10h00, 11h00, 14h00 e 15h30.

Eduardo Ramos dinamizará a atividade “Música no Castelo”. Cantor, compositor e concertista de Alaude Árabe, Gambry de Marrocos e Zukra da Tunísia, Eduardo Ramos trará ao monumento animação musical e poética, com textos de Al Mutamid, Ibn Ammar e outros poetas que viveram em Silves no tempo do Al-Andalus. Durante o dia haverá seis sessões musicais de 10 minutos cada, em vários pontos do castelo, às 10h30, 11h30, 12h30, 14h00, 15h00 e 16h00.

Dirigida a famílias com crianças e grupos organizados de instituições de ensino, a programação do Dia Nacional dos Castelos em Silves contempla, ainda, atividades de expressão plástica de decoração de uma coroa e de castelos em miniatura, com a ação “Coroas e Castelinhos no tempo do Povoador”, que terá lugar de manhã, das 10h00 às 12h00, e à tarde, entre as 14h00 e as 16h00.

De referir que, neste dia, cada visitante do Castelo de Silves irá receber um postal alusivo à efeméride podendo, também, visitar na Torre de Menagem a exposição “Traços do Património”, que apresenta ao público os desenhos do Encontro Nacional de Urban Sketchers, em Silves, e na Cisterna a exposição “No Caminho do Lince-Ibérico”, que pretende trazer ao conhecimento público as características e as razões que fazem desta, a espécie de felino mais ameaçada do planeta.