terça-feira, 27 de outubro de 2015

CONFERÊNCIA “UTOPIA – O FUTURO E O DEVIR” NO MUSEU MUNICIPAL DE LOULÉ

Esta sexta-feira, 30 de outubro, pelas 21h00, Fátima Vieira, da Universidade do Porto, apresenta a segunda conferência subordinada ao tema da Utopia no Museu Municipal de Loulé.

Desta vez a oradora vai estar acompanhada por José Eduardo Reis, da Universidade de Vila Real e Trás-os Montes, para uma apresentação intitulada “Utopia – O Futuro e o Devir”.

Na área dos Estudos sobre a Utopia, a distinção entre os conceitos de futuro e de devir é fundamental. O futuro inscreve-se na linha da História, é a continuação do passado e do presente; o devir é do domínio da contra-história e inclui tudo o que poderá acontecer, tudo o que pudermos imaginar; por definição, é múltiplo, plural. O pensamento utópico opera neste último domínio: explora alternativas possíveis e, através de uma abordagem holística, oferece-nos retratos de sociedades que coloca no nosso horizonte de esperanças; se quisermos alcançá-las, teremos de caminhar. Nesta conversa com José Eduardo Reis (Universidade de Vila Real e Trás-os-Montes), será explorado um dos horizontes que tem vindo a ser explorado pela tradição de pensamento utópico, o de um devir ecológico e sustentável. Uma utopia realizável?

Esta iniciativa, que faz parte do programa comemorativo do 20º aniversário do Museu Municipal de Loulé, tem entrada livre.