quarta-feira, 4 de junho de 2014

2.ª FESTA DO CARACOL



A 2.ª Festa do Caracol abre portas no próximo dia 21 de junho, em SB Messines. A iniciativa, promovida pela União Desportiva Messinense (UDM), conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves, e tem lugar no jardim municipal, junto à escola EB 2,3 João de Deus.

Esta festa, onde o caracol é rei, terá, também, uma vertente de animação com atividades que vão desde demonstrações de zumba e de ginástica às atuações de Tony das Favelas, Banda Déjà Vú, Orquestra de Percussão Percutunes e Rancho folclórico de SB Messines. Em altura de Mundial de Futebol, a UDM irá transmitir no local em ecrã gigante, a partida entre Portugal e os Estados Unidos, marcada para o dia 22 de junho.

Relembre-se que o caracol é considerado uma iguaria, quer em Portugal, quer noutros países, como a França e ou a Itália. A sua carne magra é rica em proteínas, cálcio, ferro e sais minerais, sendo de fácil digestão. No que à sua preparação diz respeito, no Algarve os caracóis são colocados dentro de um recipiente com furos ou tapados com uma rede uma semana antes de serem consumidos. Durante este período são alimentados com farinha ou sêmeas por forma a engordarem e a eliminarem as toxinas. Depois de bem lavados são levados a cozer em água temperada com sal grosso e à qual são adicionados alhos e paus de orégãos, podendo, também, juntar-se casca de laranja ou de limão. Comem-se bem quentes, usando-se, tradicionalmente, um bico de pita para os retirar da casca.

Mais informações sobre a 2.ª Festa do Caracol poderão ser recolhidas junto da UDM através do telefone 282 330 683 ou do endereço de correio eletrónico u.d.messinense@mail.telepac.pt.

A entrada é livre.